Índice
Confira 4 dicas para ter uma boa gestão de estoque e impulsionar a venda de produtos
Saiba como realizar uma gestão de estoque capaz de impulsionar as vendas de seus produtos
A gestão de estoques é um tipo de gestão indispensável, pois a má gestão de seus produtos pode arriscar sua empresa, além de acarretar prejuízos.
Gerir o estoque requer cuidado, atenção e tempo, uma vez que o gestor irá trabalhar com os insumos necessários para o desenvolvimento da empresa, ele também estará manuseando os produtos que passaram por seus consumidores.
Dessa maneira, há diversas questões que devem ser levantadas para que seu consumidor final receba um produto com qualidade e sua empresa não tenha problemas.
Separamos nesse artigo, dúvidas esclarecedoras para que você, gestor, não tenha mais dificuldades na gestão de estoque. Confira.
Gestão de estoque: o que é?
A gestão de estoque é uma forma de promover uma melhor organização e controle dos produtos em um período específico de tempo e espaço.
Segundo o Sebrae, empresas que visam uma boa gestão de estoque, conseguem compreender quais as demandas e as necessidades do abastecimento das mercadorias e equilibrar as comprar, trazendo diminuição de custos desnecessários.
A principal função de gerir o estoque é impossibilitar a falta e os excessos de produtos, e com o controle dessas informações, ter maior visibilidade sobre prejuízos no fluxo de caixa da empresa.
Além disso, a gestão de estoque pode ser considerada um processo de definição do tipo de estoque, bem como, suas metodologias para organização de inventários.
Desse modo, sua principal finalidade é obter resultados positivos em cima das compras, armazenamentos e entregas do estoque.
Para que isso seja possível, o controle deve ser feito todas as vezes que houver entrada e saída de mercadorias, além de estabelecer em quanto tempo isso acontece.
Há algumas técnicas que podem ser utilizadas para alcançar um controle maior de gestão de estoque e iremos ressaltar no próximo tópico.
Entenda como a gestão de estoque pode influenciar em outras questões financeiras de sua empresa, acessando as postagens abaixo:
- Saiba Do Que Se Trata E Como Calcular O Custo De Estoque
- Erros A Evitar Em Sua Gestão Para Manter Sua Empresa Longe De Problemas
- Entenda Agora Como Otimizar Sua Gestão E Como Ter Mais Lucratividade Em Sua Empresa
Quais são os informativos de gestão de estoque?
Realizar um controle efetivo do estoque de sua empresa, pode ser facilitado se realizado da forma correta, e pensando em todos os detalhes.
Com isso, contamos com 4 informativos que podem te ajudar nesse momento, veja.
1- Giro de produtos
Um dos principais meios para organização de estoque é verificar o giro de produtos, isto é, ter ciência de quais produtos estão parados na prateleira e quais estão com grandes demandas.
Dessa forma, os produtos com menos demandas serão representados como baixo giro, e os com alta demanda serão representados como alto giro.
Essa forma de organização, sem dúvidas, irá identificar quais são os produtos com maiores procuras e investir neles, e através disso, traçar estratégias para distribuição dos produtos com menos demandas para não haver ocorrências como, produtos vencidos.
Fora isso, desenvolver estratégias de marketing pode influenciar a compra dos produtos parados e não ocasionar perdas.
Lembre-se: quanto mais giro no estoque, maior será o lucro de sua empresa.
2- Ruptura
A ruptura de estoque é uma das situações que acontecem frequentemente em empresas com gestão não estruturada.
Pense em um produto com alta rotatividade e procure pelos seus clientes, agora, imagine se dois clientes chegam para realizar a compra desse produto ele estiver em falta. Será perda de venda, pois o consumidor irá procurar a mercadoria em seu concorrente.
Quando isso acontece, há uma ruptura de estoque e isso indica haver produtos em falta no estoque que não estarão disponíveis para venda.
Trazendo essa possibilidade à tona, é possível dizer que esse item é de extrema importância ao se tratar de lucratividade e maior valor de faturamento.
Além disso, é fundamental garantir uma organização que pense nas rupturas para criar processos para que isso não ocorra.
Manter o estoque sempre atualizado converterá em vendas!
3- Perdas de produto
Um dos indicadores que devem ser relevantes e cuidados com atenção, é a perda no estoque.
Ao realizar uma contagem e se deparar com a falta de alguns produtos, o gestor já sabe que terá que arcar com os prejuízos.
Outra questão importante que deve ser elevada, é os produtos em excesso, isso indica que algumas mercadorias foram entregues no lugar de outras, e isso também acarretará problemas.
Para auxiliar nesse indicador, é necessário que o estoque esteja sempre bem organizado, além da contagem dos produtos estar em dia, para haver controle sobre as mercadorias e adotar medidas que aperfeiçoem a qualidade de seus produtos.
4- Porcentagem de retorno
A porcentagem ou taxa de retorno diz respeito ao número de produtos que retornam ao seu estoque após realizar uma venda.
Isso pode acontecer quando o consumidor não está satisfeito com a mercadoria, ou quando há problemas relacionados a qualidade do produto.
O ideal para esse informativo é que ele esteja sempre próximo de 0, sendo assim, adotar medidas para extinguir esse impacto é de suma importância.
Dica extra: tenha apoio especializado!
Sabemos que o desenvolvimento de uma gestão de estoque requer muita atenção e conhecimento, além disso, é preciso que haja acompanhamento diário dos produtos que serão consumidos, pois só assim, terá diminuição de prejuízos.
Pensando nisso, nós, da Fox Contabilidade, oferecemos produtos eficazes para o desempenho da gestão de estoque da sua empresa.
Contamos com um time de consultores especializados que visam solucionar os problemas de nossos clientes da melhor forma possível.
Entre já em contato e saiba como podemos te ajudar a gerir seu estoque!
FIQUE LONGE DE PREJUÍZOS E TENHA UMA GESTÃO DE ESTOQUE DE SUCESSO