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Alavanque seu faturamento com estas estratégias de promoção de vendas
Saiba 6 formas de atrair mais clientes e aumentar sua lucratividade com uma promoção de vendas de sucesso.
No comércio, não dá para ter produtos parados, e a promoção de vendas é uma das formas mais eficazes de fazer seu estoque girar.
Mas como nem todos os empreendedores conhecem e aplicam essa estratégia, muitos comércios perdem a oportunidade de atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Então, nós, da Fox Contabilidade, vamos mostrar tudo o que o comerciante precisa saber sobre a promoção de vendas.
Confira até o fim e aprenda como fazer uma promoção de vendas no comércio que seja realmente eficiente e rentável!
O que é promoção de vendas?
No comércio, a promoção de vendas é o conjunto de ações, métodos e estratégias que visam aumentar o volume de vendas em um período determinado.
Por exemplo, seu comércio pode montar estratégias visando o aumento de vendas no final do ano. Para isso, você pode usar a sazonalidade a seu favor.
Essas ações podem ser de natureza financeira, como descontos e brindes, ou não financeira, como sorteios ou eventos.
As promoções de vendas podem ser utilizadas para diversos objetivos, como:
- Aumentar as vendas de um produto específico;
- Lançar um novo produto no mercado;
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Fidelizar clientes;
- Movimentar o estoque.
Para que uma promoção de vendas seja bem-sucedida, é importante que ela seja planejada de forma estratégica e que atinja o público-alvo correto.
Então, vamos aprender como desenvolvê-la? Veja as dicas!
Defina os seus objetivos e o seu público-alvo para iniciar a promoção de vendas
Em primeiro lugar, você precisa saber o que fazer e como fazer. Para isso, é preciso ter clareza de duas coisas: seus objetivos e o público que deseja atingir.
Você quer aumentar as vendas de um produto? Atrair novos clientes? Defina bem o objetivo para poder traçar as metas.
O que também influencia no alcance do objetivo é conhecer bem o seu público-alvo:
- Quem são eles?
- O que eles procuram?
- Quais são as suas necessidades, preferências, hábitos de consumo, etc.?
Assim, você poderá criar ofertas mais atrativas e personalizadas para o seu nicho de mercado.
Escolha o tipo de promoção mais adequado
A segunda dica ainda é ligada ao seu objetivo, afinal, existem diversos tipos de promoção de vendas, e para escolher a melhor, é necessário olhar para os seus objetivos.
Por exemplo:
Descontos podem ser interessantes para o giro de estoque e é uma das formas mais simples e efetivas de atrair clientes e aumentar as vendas.
A estratégia compre e ganhe consiste em oferecer um brinde ou um produto adicional, e é uma forma de agregar valor à oferta, pode ajudar a empresa com o marketing.
Os sorteios mexem com a emoção do consumidor, geram expectativa e ajudam na fidelização dos consumidores.
Defina o período e a frequência da promoção
Outro aspecto importante na hora de fazer uma promoção de vendas no comércio é definir o período e a frequência da promoção.
Essa é a terceira estratégia que você pode adotar: estudar bem o período que deseja aplicar as técnicas de promoção de vendas.
Além disso, a frequência deve ser equilibrada para não banalizar as suas ofertas ou criar uma dependência dos clientes.
O ideal é variar as suas promoções e alterá-las com outras estratégias de marketing.
Divulgue a sua promoção
De nada adianta fazer uma promoção incrível se ninguém ficar sabendo dela. Por isso, a nossa dica é a divulgação.
É essencial divulgar a sua promoção nos canais mais adequados para o seu público-alvo. Nesse ponto voltamos à primeira dica: conheça seu público-alvo.
Escolha os canais ideias e comunique claramente os benefícios da sua promoção, as condições para participar dela e o prazo para aproveitá-la.
Treine a sua equipe
A sua equipe é fundamental para o sucesso da sua promoção de vendas no comércio, isso é um fator que todo empreendedor deve ter em mente.
Por isso, é preciso treiná-la para que ela esteja preparada para atender os clientes, esclarecer as dúvidas, apresentar as ofertas e fechar as vendas.
Além disso, é preciso motivar a sua equipe para que ela se envolva com a promoção e transmita entusiasmo e confiança aos clientes.
Que tal cuidar um pouco do público interno também? Vale a pena oferecer incentivos, como comissões, bônus ou prêmios, para estimular o desempenho dos seus colaboradores.
Controle o seu estoque
O estoque é o principal ativo do comércio.
Para uma boa promoção de vendas, é preciso ter uma quantidade suficiente de produtos para atender à demanda gerada pela promoção, mas não exagerar a ponto de ficar com mercadorias encalhadas ou vencidas.
Por isso, a sexta dica é controlar o seu estoque de forma estratégica!
Para isso, é preciso fazer um planejamento prévio, baseado em dados históricos de vendas e monitorar o seu estoque durante a promoção.
Crie um relacionamento com os seus clientes
Por fim, uma dica valiosa para potencializar o faturamento do seu comércio é criar um relacionamento com os seus clientes.
Não basta apenas atrair e vender para eles uma vez, é preciso mantê-los engajados e fiéis ao seu negócio.
Para isso, você pode usar ferramentas, como:
- Faça o cadastro de clientes;
- Elabore programa de fidelidade;
- Invista no pós-venda.
Essas são algumas formas de demonstrar interesse e valorização pelos seus clientes, gerando confiança e lealdade.
Após o término da promoção, é importante avaliar os resultados obtidos com a sua ação promocional.
Medir o retorno sobre o investimento (ROI) da sua promoção e identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia é essencial para otimizar suas estratégias de venda.
O apoio especializado pode otimizar ainda mais suas vendas!
Quer ter ainda mais resultados com a promoção de vendas no comércio, alavancar o seu negócio e se destacar da concorrência?
A equipe Fox Contabilidade é especializada em atender o comércio e por isso oferecemos apoio para otimizar suas estratégias.
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