Ícone do site FOX CONTABILIDADE

Precificação de produtos para atacadistas em 6 passos simples

Precificação De Produtos Em Atacadista Aprenda Como Definir Preços Competitivos - FOX CONTABILIDADE

Aprenda como fazer a precificação de serviços de maneira simples

A precificação de produtos é uma tarefa importante que requer um equilíbrio entre os custos, a demanda e a concorrência. A seguir, veja os passos

No mercado de atacado, a precificação de produtos desempenha um papel crucial na competitividade e lucratividade dos negócios. 

E por isso, neste artigo, discutiremos em detalhes como os atacadistas podem implementar uma estratégia eficaz de precificação de produtos, em seis passos simples, garantindo sucesso e crescimento contínuo.

Confira!

Também pode te interessar…

O que é precificação de produtos?

A precificação de produtos é uma ciência, portanto, deve ser exata.

Para os atacadistas, é essencial encontrar o equilíbrio certo entre preços competitivos e margens de lucro saudáveis.

Uma boa precificação de produtos pode aumentar as vendas, a lucratividade e a competitividade do negócio, enquanto uma má precificação pode afastar os clientes e comprometer a saúde financeira.

Diante disso, através deste guia de seis passos, você aprenderá a criar uma estratégia de precificação eficaz, otimizada para atender às necessidades de seu público-alvo.

Conheça os seus custos

O primeiro passo para precificar os seus produtos é saber quanto eles custam para serem produzidos ou adquiridos. 

Logo, é fundamental considerar todos os custos envolvidos, na produção ou aquisição do produto.

Além disso, custos com transporte, armazenamento, impostos, e outros custos devem entrar na conta.

Esses custos formam o seu preço de custo, o valor mínimo que você deve cobrar para não ter prejuízo.

Analisar o mercado e a concorrência

A análise de mercado é uma etapa crucial na precificação de produtos. Estude seus concorrentes e a demanda do mercado. 

Essa é a segunda etapa para precificar bem. 

É preciso conhecer os preços praticados por seus concorrentes e indiretos. Isso ajudará a determinar onde você se posiciona e definir um preço competitivo. 

Além disso, mantenha-se atualizado sobre as tendências de mercado e as mudanças nas preferências do cliente.

Defina a sua margem de lucro

A margem de lucro é a porcentagem que você adiciona ao seu preço de custo para obter o seu preço de venda. 

Ela representa o quanto você quer ganhar com cada produto vendido. 

A margem de lucro pode variar segundo o tipo de produto, o mercado, a demanda, a concorrência, etc. 

Uma forma de definir a sua margem de lucro é fazer uma pesquisa de mercado e analisar os preços praticados pelos seus concorrentes. 

Saiba mais sobre a margem de lucro com o artigo a seguir:

Escolha a sua estratégia de precificação de produtos

Agora você já sabe o valor mínimo para não ter prejuízo e sabe a margem de lucro ideal para manter sua empresa lucrativa, então chegou o momento de encontrar a melhor forma para definir seu preço de venda.

Existem diferentes estratégias de precificação que você pode adotar para definir o seu preço de venda. 

Algumas das mais comuns são:

Precificação baseada no valor

Nessa estratégia é cobrado um preço que reflita o valor percebido pelo cliente, quanto ao seu produto.

Essa estratégia pode ser usada para produtos diferenciados, de qualidade superior ou com benefícios exclusivos.

Precificação baseada na concorrência 

Essa estratégia visa cobrar um preço similar ou inferior ao dos seus concorrentes. 

É normalmente usada para produtos padronizados, de baixa diferenciação ou em mercados saturados.

Precificação baseada na demanda

Essa abordagem consiste em cobrar um preço que varia segundo a demanda do mercado. Ela pode ser usada para produtos sazonais, de moda ou com alta elasticidade de preço.

Avalie os seus resultados

Depois de definir o seu preço de venda, você deve monitorar os seus resultados e verificar se eles estão adequados a seus objetivos. 

Para isso, o gestor responsável pode usar indicadores como faturamento, volume de vendas, lucratividade, etc. 

Também deve-se fazer uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para identificar os seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

E por fim, revise o seu preço periodicamente

O último passo para precificar corretamente os seus produtos é revisar o seu preço periodicamente e fazer os ajustes necessários. 

É preciso levar em conta as mudanças no mercado, nos custos, na demanda, na concorrência, etc. 

Além disso, também deve-se considerar o feedback dos seus clientes e a percepção de valor do seu produto. 

Lembre-se de que a precificação de produtos é um processo dinâmico e contínuo, para ter bons resultados é preciso estar em constante análise e fazer ajustes.

Conte com o nosso apoio e garanta precisão na gestão do seu atacadista

Aqui na Fox Contabilidade somos especialistas em atender atacadistas, e oferecemos apoio completo para facilitar toda a sua gestão, assim como os processos de precificação de produtos.

Entre em contato conosco e garanta a melhor gestão para sua empresa.

CONTE COM O APOIO DE ESPECIALISTAS EM PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS!

5/5 - (1 vote)
Sair da versão mobile